Maiores mitos e verdades sobre a reposição hormonal

drcarlosseraphim • Nov 09, 2020

Com o passar dos anos, envelhecemos e nosso organismo deixa de produzir alguns hormônios que são importantíssimos para o corpo. Para evitar essa redução e controlar os sintomas que podem aparecer, foi desenvolvida a terapia hormonal. Por ainda não ser um procedimento presente no dia a dia das pessoas, existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, preparei este post para explicar o que é mito e o que é verdade quando se fala na terapia de reposição hormonal. Confira!


A terapia hormonal engorda


Infelizmente, é uma verdade. A terapia se utiliza de hormônios derivados do estrogênio, progesterona e testosterona, substâncias que podem promover o ganho de peso. Para evitar esse sintoma, recomenda-se a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.


A reposição dos hormônios aumenta a libido.


Outra verdade. Quando sofremos a queda hormonal, um dos primeiros sintomas que sentimos é a redução do desejo sexual. Assim, após um restabelecimento nos níveis hormonais, esse sintoma deixa de existir.


A terapia hormonal aumenta as chances de câncer de mama


Essa afirmação é mais mito do que verdade. Não há uma comprovação que indique que a reposição hormonal potencializa as chances de adquirir um câncer de mama. O risco poderá existir ou não, variando conforme o tipo de hormônio utilizado, a dose, a via e o período. Apenas uma avaliação médica da paciente é que confirmará ou não esse risco. Por isso, ela é imprescindível.


A reposição hormonal não tem contraindicações


Mito. Existem sim contraindicações: mulheres com histórico de câncer de mama ou de endométrio e os homens com câncer de próstata, não devem fazer a reposição. Bem como pessoas que tenham histórico de trombose. Logo, a avaliação médica irá considerar todos esses riscos para indicar ou não a terapia.


A terapia hormonal não é benéfica para os homens


Outro mito. Tanto os homens quanto as mulheres são beneficiados e podem realizar a reposição dos hormônios. Nos homens, os principais benefícios são:

  • prolongamento da vida social, sexual e profissional;
  • redução dos riscos de morte por doenças degenerativas;
  • fortalecimento da musculatura e dos ossos;
  • preservação da saúde cognitiva;
  • prevenção dos sintomas da andropausa e da impotência sexual.


Todo homem precisa fazer a reposição


Aqui temos mais um mito. Nem todos os homens ou mulheres precisam repor os hormônios. Cada organismo trabalha de forma diferente e sente a ação do tempo de forma distinta. As pessoas mais ativas, praticantes de exercícios, que se alimentam bem e vivem uma vida tranquila tendem a não sofrer a queda hormonal. Consequentemente, elas não precisam fazer a reposição.


A terapia pode prevenir a osteoporose


Por mais duvidoso que pareça, é verdade. A terapia hormonal tem como benefício a melhora da quantidade de cálcio no esqueleto. Além disso, ela também favorece a prevenção das doenças cardiovasculares, pois atua no controle dos níveis de colesterol bom (HDL). Pronto! Agora você sabe mais sobre os maiores mitos e verdades sobre reposição hormonal divulgados pelas pessoas e pela internet. No caso de dúvidas, o endocrinologista é o profissional mais indicado para orientar você.


Quer saber mais? Continue acompanhando o blog e siga no Instagram.

endocrinologista para emagrecer
By Carlos Eduardo Seraphim 07 Nov, 2023
Quando buscar por um endocrinologista para emagrecer? Se você tem essa dúvida, leia este conteúdo!
Jejum intermitente
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Um artigo recente publicado na revista “Cell Metabolism” que mostra os benefícios do jejum intermitente tem repercutido bastante na mídia. Será que é tão bom assim? Vamos ver?
Hipotireoidismo – o que você precisa saber
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Hipotireoidismo é uma doença muito comum, mas que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. É comum ouvir as perguntas “hipotireoidismo dá ganho de peso?”
Mitos e Verdades sobre Dieta e Emagrecimento
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Sabemos que o tratamento da obesidade não é fácil. Todo mundo que já tentou emagrecer se frustrou pelo menos uma vez com os resultados. Infelizmente isso gera campo fértil para mitos...
Pubarca precoce tem risco?
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Pubarca precoce é o surgimento de pelos corporais na criança antes da idade mais adequada, ou seja, antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos.
Baixa Estatura em Crianças
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
A questão da altura gera muitas dúvidas nos pais das crianças. Frequentemente é um receio que o filho fique mais baixo que os(as) colegas no colégio. Uma das competências do endocrinologista...
Medicações que interferem na função da tireoide
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
A lista de medicamentos que interferem na função da tireoide é muito extensa, e o endocrinologista tem que estar habituado a reconhecer estes potenciais interferentes.
Tipos de Insulina
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Insulina é um hormônio produzido no pâncreas, através das células beta, cuja função é fundamental não só para o metabolismo de carboidratos (manutenção dos níveis de açúcar no sangue)...
Hipoglicemia no Diabetes
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Saiba reconhecer uma hipoglicemia e tratar adequadamente. Hipoglicemia, no contexto de diabetes, acontece quando a glicemia capilar (ou Dextro) é menor do que 70 mg/dL...
Revisão do LANCET confirma papel protetor renal
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
O consenso do ADA de 2019 já previa que o tratamento de diabetes tipo 2 tivesse a preocupação não apenas do controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue)...
More Posts
Share by: