7 fatores de risco para a Síndrome Metabólica

drcarlosseraphim • Nov 09, 2020

A síndrome metabólica também é conhecida como síndrome plurimetabólica, ou síndrome X. Ela é resultado do estilo de vida contemporâneo, em que as pessoas não comem direito e não praticam atividades físicas, ficando, assim, obesas e com doenças de diversos tipos. Na condição, o organismo fica resistente à ação da insulina e, assim, o pâncreas fica sobrecarregado por ter que produzir este hormônio em maiores quantidades. Dessa forma, a síndrome metabólica é caracterizada pela associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, derrames cerebrais, diabetes, pressão alta e outras doenças periféricas. 


Sintomas da síndrome metabólica


Os sintomas da síndrome metabólica são relacionados às doenças associadas, tais quais o ganho de peso, dores articulares por compensação e sobrecarga, roncos, ovários policísticos e perda da libido. Além disso, tonturas são frequentes, assim como dores de cabeça, mal estar, cansaço, zumbidos nos ouvidos, boca seca e aumento da sede. Alguns pontos de alerta são o aparecimento de acrocórdons, que é crescimento da pele do pescoço, levando ao aparecimento de sinais que parecem verrugas escurecidas. Também pode ocorrer a acantose nigricans, ou escurecimento da pele, também chamado de hiperpigmentação. Isso ocorre em regiões de dobras, como a parte interna dos cotovelos, axilas e pescoço. É bom ressaltar que isso aumenta as chances de derrames e infartos. Fique de olho!


Fatores de risco para a síndrome metabólica


Os fatores de risco mais comuns da síndrome estão relacionados ao ganho de peso, que desenvolvem outras condições mais agravantes, tais como:


1# Obesidade


A obesidade é o maior fator de risco para a síndrome metabólica, especialmente a obesidade central ou periférica, que se associa à presença de gordura visceral. Sendo assim, o indivíduo possui grande quantidade de gordura abdominal. Assim, em homens a cintura fica com mais de 102 cm e nas mulheres maior que 88 cm. 


2# Processos inflamatórios


O processo inflamatório está associado à obesidade e se caracteriza pela secreção de substâncias pelo tecido adiposo. Isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares.


3# Intolerância à glicose


A obesidade está relacionada à diabetes, uma vez que pessoas com síndrome metabólica possuem glicemia em jejum na faixa de 100 a 125, ou por glicemia entre 140 e 200 após administração de glicose.


4# Hipertensão arterial


Geralmente, pacientes com a síndrome possuem valores de pressão iguais ou acima de 14 por 9 – 140 mmHg por 90 mmHg. 


5# Colesterol ruim alto e colesterol bom baixo


O nível de lipoproteína de alta densidade – também conhecido como HDL ou colesterol bom -, é de 40 mg/dl, ou menos, nos homens ou 50 mg/dl, ou menos, nas mulheres.


6# Aumento dos níveis de triglicérides


Além disso, o nível de triglicérides no sangue em jejum fica, na maioria dos casos, igual a 150 mg/dl ou maior.


7# Outros fatores de risco para a síndrome metabólica


Ademais, também são fatores de risco da síndrome metabólica:

  • aumento do ácido úrico;
  • microalbuminúria, que é a eliminação de proteína pela urina;
  • favorecimento da coagulação do sangue;
  • resistência à insulina por causas genéticas.


Quer saber mais? Continue acompanhando o blog e siga no Instagram.

endocrinologista para emagrecer
By Carlos Eduardo Seraphim 07 Nov, 2023
Quando buscar por um endocrinologista para emagrecer? Se você tem essa dúvida, leia este conteúdo!
Jejum intermitente
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Um artigo recente publicado na revista “Cell Metabolism” que mostra os benefícios do jejum intermitente tem repercutido bastante na mídia. Será que é tão bom assim? Vamos ver?
Hipotireoidismo – o que você precisa saber
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Hipotireoidismo é uma doença muito comum, mas que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. É comum ouvir as perguntas “hipotireoidismo dá ganho de peso?”
Mitos e Verdades sobre Dieta e Emagrecimento
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Sabemos que o tratamento da obesidade não é fácil. Todo mundo que já tentou emagrecer se frustrou pelo menos uma vez com os resultados. Infelizmente isso gera campo fértil para mitos...
Pubarca precoce tem risco?
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Pubarca precoce é o surgimento de pelos corporais na criança antes da idade mais adequada, ou seja, antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos.
Baixa Estatura em Crianças
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
A questão da altura gera muitas dúvidas nos pais das crianças. Frequentemente é um receio que o filho fique mais baixo que os(as) colegas no colégio. Uma das competências do endocrinologista...
Medicações que interferem na função da tireoide
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
A lista de medicamentos que interferem na função da tireoide é muito extensa, e o endocrinologista tem que estar habituado a reconhecer estes potenciais interferentes.
Tipos de Insulina
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Insulina é um hormônio produzido no pâncreas, através das células beta, cuja função é fundamental não só para o metabolismo de carboidratos (manutenção dos níveis de açúcar no sangue)...
Hipoglicemia no Diabetes
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
Saiba reconhecer uma hipoglicemia e tratar adequadamente. Hipoglicemia, no contexto de diabetes, acontece quando a glicemia capilar (ou Dextro) é menor do que 70 mg/dL...
Revisão do LANCET confirma papel protetor renal
By drcarlosseraphim 01 Dec, 2020
O consenso do ADA de 2019 já previa que o tratamento de diabetes tipo 2 tivesse a preocupação não apenas do controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue)...
More Posts
Share by: